sábado, 25 de agosto de 2018

18 [dix-huit] Faire le ménage

18 [dezoito] Limpeza da casa 
18 [dix-huit] Faire le ménage

Hoje é Sábado.
Aujourd'hui, nous sommes Samedi. 

Hoje temos tempo.
Aujourd'hui, nous avons le temps. 

Hoje vamos limpar a casa.
Aujourd'hui, nous faisons le ménage dans l'appartement.

Eu limpo o banheiro.
Je nettoie la salle de bain. 

O meu marido lava o carro.
Mon mari lave la voiture. 

As crianças lavam as bicicletas.
Les enfants nettoient les vélos.

A avó rega as flores.
Mamie arrose les fleurs.
 
As crianças arrumam o quarto das crianças.
Les enfants rangent la chambre des enfants.
 
O meu marido arruma o seu escritório.
Mon mari range son bureau.

Eu ponho a roupa na máquina de lavar.
Je mets le linge dans la machine à laver.
 
Eu estendo a roupa.
Je mets le linge à sécher. 

Eu passo a roupa.
Je repasse le linge.

As janelas estão sujas.
Les fenêtres sont sales. 

O chão está sujo.
Le plancher est sale. 

A louça está suja.
La vaisselle est sale.

Quem limpa os vidros?
Qui nettoie les vitres?
 
Quem aspira?
Qui passe l'aspirateur?
 
Quem lava a louça?
Qui fait la vaisselle?

Nenhum comentário:

Postar um comentário